Departamento de Economia - 40 anos de Excelência no Ensino, Pesquisa e Extensão.

Endereço

Departamento de Economia
Avenida Purdue, s/nº
Campus Universitário
36571.900 – Viçosa – MG – BR
Tel.: +55 (31) 3899-2454
Fax.: +55 (31) 3899-2775
E-mail: dee@ufv.br dee

Apresentação

A criação do Departamento de Economia teve início em 22 de setembro de 1975, através da Portaria Nº 506/75, da Reitoria da Universidade Federal de Viçosa. Em 1976, o Curso de Ciências Econômicas começa a ser ministrado na UFV, sendo oficialmente reconhecido pelo Conselho Federal de Educação por intermédio da Portaria Nº 91 de 21/01/1980.

Notadamente durante os primeiros anos de funcionamento, o fato de o curso ser noturno muito favoreceu a demanda por vagas através do vestibular uma vez que significativa parcela dos candidatos exercia atividade profissional. Em 1996 foram realizados estudos que demonstraram a pertinência da transformação do curso em diurno, o que foi aprovado pela administração da UFV e passou a vigorar a partir do primeiro semestre letivo de 1997.

Atualmente com trinta e três anos de existência, o Curso de Ciências Econômicas, se destaca pela atuação profissional de seus egressos, absorvidos tanto pelos setores público e privado, quanto pelos cursos de pós-graduação strito sensu em todo o país, com especial destaque àqueles vinculados à Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC).

Com sessenta vagas anuais, o curso apresenta uma carga horária de 3000 horas a serem cumpridas em um prazo padrão de 4,5 anos, possibilitando ao estudante uma sólida formação geral e domínio técnico dos estudos relacionados com a formação teórico-quantitativa, peculiares ao curso, além da visão histórica do pensamento aplicado à realidade brasileira e ao contexto mundial.

O corpo docente, composto por professores com formação de graduação e pós-graduação em diversas Universidades nacionais e internacionais, além de suas atribuições acadêmicas em termos de disciplinas ministradas, desenvolve projetos e pesquisas em diferentes ramos da economia, em consonância com os desafios delineados pela sociedade globalizada contemporânea, o que possibilita aos estudantes de Economia o exercício da análise reflexiva sob a perspectiva econômica, política e social.


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress